sábado, 11 de julho de 2009

Prepare-se para a Aventura!

Depois d0 meu último post, eu fiquei na dúvida sobre qual seria o meu próximo tema de post. Pensei em fazer uma série sobre o Michael Jackson, mas acho que o tema já enjôou, e eu quero que ele descanse em paz. Aí então eu tive uma ideia brilhante: vou falar sobre intercâmbio! Já que eu virei uma especialista no assunto (estamos até pensando em receber um intercâmbista aqui), resolvi deixar aqui dicas de ouro para quem quer fazer ou que vai já fazer um intercâmbio. Dicas para encontrar um programa que se encaixe no seu perfil, de mancadas e coisas que não se deve fazer e etc.
Eu, Nathália Lizieri, quem vos fala, já passou por essa importantíssima experiência. Vivi durante 5 meses na Alemanha. Eu já estou imaginando que vocês vão me perguntar por quê a Alemanha, então eu começarei já a dar as minhas dicas, começando pela escolha do país.

DICA 1: ESCOLHA DO PAÍS

Todo mundo tem o sonho de ir para algum lugar. Mas não é sempre que esse lugar é a melhor opção. Pense sempre nos prós e contras antes de tomar a sua decisão final. Uma das coisas que se deve levar em conta é se você já fala o idioma do país. É possível ir fazer um intercâmbio sem o domínio da língua, mas é aconselhável haver um certo nível de conhecimento. Outro ponto importante também é o clima. Há pessoas que mudam de humor dependendo do clima, chegando a ficarem deprimidas em um inverno rigoroso, então pense bem antes de ir para a Sibéria ou o Alasca!

DICA 2: ESCOLHA DA AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO

Isso também é super importante, porquê sem ela, que é a mediadora entre você e a organização de intercâmbio, não há negócio. Você deve ver se a agência em questão tem bastante experiência nesse ramo, se ela já lidou alguma vez com o seu país escolhido (importante na hora do visto e convalidação dos estudos), se eles são atenciosos e respondem às suas perguntas rapidamente. Fique sempre de olho então.

DICA 3: PROGRAME SEU INTERCÂMBIO COM ANTECEDÊNCIA

Antecedência de no mínimo 6 meses. Isso é importante na hora do visto e da compra das passagens, que compradas com antecedência são mais baratas.

DICA 4: NÃO LEVE COISAS DESNECESSÁRIAS NA BAGAGEM...

... porquê todo espacinho na hora da volta será importante. Também não peque pelo excesso de bagagem.

DICA 5: NÃO APRONTE EM UM PAÍS EXTRANGEIRO

Não ande de trem sem passagem, não beba até cair, não arranje briga. Seja um(a) mocinho(a) comportado(a). Isso está no contrato da organização, que você assina na agência de intercâmbio antes de ir. As organizações dizem que mandam de volta para o país de origem os intercâmbistas que quebram as regras, então não arrisque fazer alguma merda. Tá dado o recado. =]

DICA 6: AJUDE NA CASA

Mesmo você não estando acostumado a ajudar na casa aqui no Brasil, ajude na casa no exterior. Além de passar uma boa imagem, as classes médias de outros países não são como a nossa que, na maioria dos casos, tem sempre uma empregada ou faxineira, então limpe sempre o seu quarto, e ajude, pelo menos a pôr a mesa na hora de comer.

DICA 7: NÃO GASTE O SEU DINHEIRO TODO DE UMA VEZ...

... se não você fica o resto do mês sem dinheiro e sem poder comprar nada, mesmo tendo um cartão de crédito, se não os seus pais vão brigar contigo ao invés de te abraçar quando você voltar. xD

DICA 8: REMÉDIOS

Leve todos, todos mesmo, até aquele xarope que a sua mãe te dá quando você está com tosse, porquê remédios, na maioria das vezes, não são vendidos sem receitas médicas.

DICA 9: PERGUNTE SEMPRE!

Quando você tiver uma dúvida, mande um e-mail para o seu orientador ou para a organização no Brasil ou no seu país. Mas, quando você perguntar para a organização no Brasil (no caso, a agência de intercâmbio), confirme com a organização no seu país para ver se o quê a agência no Brasil falou é verdade, pois, como eles vendem intercâmbios para vários países diferentes, é comum eles se confundirem, então pergunte SEMPRE e não faça nada por conta própria, quando você não tem certeza.

DICA 10: APROVEITE MUIIITO

Essa vai ser a melhor e mais importante experiência da sua vida durante muito tempo, então não deixe de fazer nada para não se arrepender, e é claro, aprenda bastante o idioma.

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas, e qualquer dúvida, deixem um post que eu as responderei.
Beijocas. <3

Nenhum comentário: