domingo, 21 de setembro de 2008

Curiosidades Automotivas

Bom, nesse post irei revelar algumas curiosidades das mais famosas fábricas de automóveis do mundo (bom, este tópico terá várias continuações). Hoje serão somente sobre carros alemães.

BMW - A sigla significa, em alemão, Bayerische Motoren Werke, que em português seria Fábrica de Motores da Baviera. A BMW foi fundada em 1916 em Munique, na Baviera (e é claro que na Alemanha) por Karl Friedrich Rapp. Inicialmente, a BMW iria só construir motores para aviões, mas após a Segunda Guerra Mundial, altura em que chegou a produzir motociclos, a BMW dedicou-se à fabricação de automóveis.
O seu símbolo, uma "rodela" preenchida a branco e azul, é uma alusão à bandeira da Baviera onde a marca está sediada, juntamente com a imagem da ilusão de uma hélice a rolar.
A BMW historicamente, sempre esteve envolvida no desportos motorizados, inicialmente nos motociclos e posteriormente nos automóveis.
Devido a brigas ocorridas entre a BMW e a Williams F1, no ano de 2005 a BMW comprou a equipe Sauber e se separou. Assim no ano de 2006, passaram a competir como entidades separadas: BMW Sauber F1 Team e AT&T Williams team.


Slogan: "Pelo prazer de conduzir."

Audi - August Horch iniciou no final do século XIX o projecto para a construção de automóveis dando, assim, origem à fundação da Marca Horch, na Primavera de 1899, em Zwickau, perto da cidade de Chemnitz (Alemanha). A um ritmo quase alucinante para a época, a Horch produziu cinco modelos diferentes, até 1909. Nesse ano, Horch, devido a divergências com os directores decidiu abandonar o projecto.
Como Horch perdeu os direitos do nome da empresa então criada, teve que renomear a mesma mas com outra designação. Horch contornou com elegância o problema, adoptando como nova Marca o seu próprio nome, mas traduzido em latim: Audi.


Slogan: "Vorsprung durch Technik" (Projeção através da técnica).

Mercedes-Benz - A marca Mercedes, foi registrada em 1902. Surgiu de uma referência à Mercedes Jellinek, filha de Emil Jellinek, cliente fiel de Gottlieb Daimler.O nome Mercedes identifica os carros encomendados por Jellinek, um entusiasta do automobilismo e consagrou-se a partir das vitórias obtidas nas pistas.
Com a fusão das empresas Daimler-Motoren-Gesellschaft e Benz & Cia., em 1926 uniram-se também as duas marcas: a estrela de três pontas, que identificava os produtos Mercedes fabricados por Daimler, e a coroa de louros, que caracterizava os de Benz.
Assim originou-se a Mercedes-benz, que é hoje uma marca automotiva de sucesso e prestígio em todo o mundo. E que hoje em dia, é parceira da equipe McLaren na Fórmula 1, com seus motores.


Slogan: "Unlike any other." (Como nenhum outro)

Porsche - Fundada em 1931 por Ferdinand Porsche, engenheiro austríaco que criou o primeiro Volkswagen. A companhia, localizada em Zuffenhausen, um distrito de Stuttgart, é conhecida pelos seus modelos desportivos, mas que mantêm características que possibilitam o seu uso diário, como a fiabilidade e durabilidade dos seus equipamentos.

Slogan: "Não Há Substituto"

Volkswagen - A Volkswagen, ou simplesmente Volks (pronuncia-se "folks", traduzido "carro do povo"), é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Wolfsburg, Alemanha.
A origem da empresa remonta à longínqua década de 1930 na Alemanha nazista, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido no Brasil como "Fusca", em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Reino Unido da Grã-Bretanha, como "Beetle". O desejo de Adolf Hitler era o de um automóvel barato, e que qualquer pessoa pudesse comprá-lo através de um sistema de poupança voltado para sua aquisição.
Cerca de 336 mil pessoas pagaram pelo modelo, e protótipos do carro, chamados em alemão KdF-Wagen (KDF significa Kraft durch Freude, em português, "força através da alegria", um dos lemas do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o conhecido Partido Nazista), surgiram a partir de 1936, sendo os primeiros modelos produzidos em Stuttgart.

Slogan: "For the love of the car." (Pelo amor pelo carro)


Fontes: http://pt.wikipedia.org; www.mercedes-benz.com.br; http://www.textart.ru/database/slogan/3-car-brand-advertising-slogans.html

Nenhum comentário: